sexta-feira, 30 de julho de 2010

MURTA (Myrtus communis)

Arbusto sempre-verde e muito rústico. Encontramo-lo em zonas de mato e  em encostas de solo pobre. 
Chega a atingir os 5 metros de altura no seu meio natural.  As suas flores brancas e perfumadas despontam inicio da Primavera. O seu fruto é uma baga preto-azulada. As folhas são extremamente aromáticas.
É uma planta medicinal. O óleo essencial extraído das bagas aplicado externamente alivia o acne. A infusão feita das folhas da murta usa-se no tratamento das infecções urinárias. O seu chá trata problemas respiratórios e inflamações nas gengivas.
Em cosmética usa-se na preparação de perfumes e outros produtos cosméticos.
Na cozinha, as suas folhas são um excelente substituto do louro. As bagas secas e transformadas em pó condimentam carne grelhada, transmitindo-lhe o sabor forte da gastronomia mediterrânica. Também podem ser utilizadas em molhos.
Em zonas rurais da Sardenha e Itália, os alimentos são condimentados com o fumo de murta.
A propagação desta planta faz-se de duas maneiras:
   - Por estacas caulinares //  Por sementes no inicio da Primavera
CURIOSIDADE - Os monges Arrabidinos que construíram em 1542 o denominado Convento da Arrábida, fabricavam um licor o "Arrabidino" por infusão alcoólica dos frutos (bagas) da murta, os "murtinhos". 
Mas os "murtinhos" não se ficaram por aqui.  Em Dezembro de 2001, foram levados para os espaço a bordo do Vaivém Espacial Endeavour. O objectivo era fazer testes de germinação com sementes de plantas nativas de vários países.
Na mitologia grega a murta era considerada a Planta do Amor e dedicada a Vénus. As noivas eram adornadas com flores de murta. Por essa razão é conhecida, em determinadas regiões, como "murta de noiva".

8 comentários:

Mª Zélia disse...

Olá amigo! Passeando pelos blogs encontrei o seu e gostei das suas postagens, belas fotos e muito informativo. Tenho uma pequena árvore que se chama Murta-de-cheiro (Murraya paniculata), dá cachos de pequenas flores brancas e muito perfumadas. Gostei de conhecer esta outra Murta e sua história.
Um grande abraço!

Majo disse...

Ainda não tive o prazer de admirar uma murta e sentir o perfume das suas formosas flores.
Desconhecia as suas propriedades terapêuticas e aromáticas.
Não posso contar com ela para o meu sonhado jardim, porque não tolera terrenos calcários.
Terei que me contentar com a fragância das madressilvas...

Manuela disse...

Tenho uma murta no meu quintal há muitos anos e trato-a com todo o carinho,para aproveitar os murtinhos
Mas como não estou lá sempre embora esteja sempre atenta à sua maturação pois queria fazer licor, nunca os consigo apanhar pois sempre lá vai alguem primeiro que eu.Gostava de saber se, para fazer o licor o fruto tem que estar bem maduro
Obrigada Gostei desta página

Jardineiro do Rei disse...

Olá Manuela...

Muito grato pela sua visita e pelas mensagem que me deixou,
Em relação ao Licor de Murta, eu nem sempre utilizo bagas de Murta inteiramente maduras. Muitas vezes entre bagas maduras vão muitas outras que ainda estão um pouco verdes. O que acontece é o licor ficar com um sabor um pouco adstringente, ou seja, com aquele sabor típico de fruta não totalmente madura. O que até é bom porque tira um pouco o enjoativo dos licores muito doces.
Concluindo, pode perfeitamente fazer licor com bagas não totalmente maduras.
Muito obrigado pela sua visita..

João Carlos

lilia reis disse...

ola gostei muito de ter conhecido vocês e também aprender mais sobre esta planta maravilhosa já tive o prazer de esta de frente com uma mas até então não sabia que se tratava de uma murta a encontrei num terreno de barranco onde fui ela me chamou muito atenção pois é muito linda quem me dera se eu sobe se que se tratava dessa planta tão valiosa .teria aproveitado melhor

um grande beijo a todos Dione .

Anónimo disse...

Onde compro as bagas??? Gostaria de fazer o licor mas não encontro para vender...
Obrigada

Luz de cristal. disse...

Acabei de ganhar uma muda de murta;e só quero dividir minha alegria e gratidão por todas as propriedades maravilhosas dessa planta e pela beleza de suas pequenas flores.

Luz de cristal. disse...

Acabei de ganhar uma muda de murta;e só quero dividir minha alegria e gratidão por todas as propriedades maravilhosas dessa planta e pela beleza de suas pequenas flores.