segunda-feira, 12 de julho de 2010

O CONSULTÓRIO DO VIDENTE

MEZINHAS, BENZEDURAS E PANACEIAS

Destina-se este espaço à consulta de quem precisa de auxílio para todo o tipo de males, angaranhos e más sortes. Aqui encontrará rezas e defumadouros. Prognósticos e adivinhações. Cataplasmas, compressas e vapores...

BENZER DO QUEBRANTO
(Para males de inveja e dores de cabeça)
O quebranto é um estado de angústia, de dores de cabeça e tremeduras de frio, após o encontro com alguém suspeito de deitar mau olhado.
Se é do coração, tira-te São João,
Se é do pé, tira-te São José,
Se é do corpo todo, tira-te Deus que tem o poder todo.
Em louvor de Santa Maria, um Padre-Nosso e uma Avé Maria.

No Sul do País, a respeito do quebranto, canta-se uma quadra em tom jocoso:
Todo o homem que se casa
Deve ter um pau ao canto,
Para benzer a mulher,
Quando lhe der o quebranto...

REZA DAS LOMBRIGAS 
(Para acabar com o mal das lombrigas)
Eu te atalho bicha,
Da cabeça ao rabo,
Se tens boca não me comas,
Se tens dentes não me mordas,
Assim como sal se derrete na água fria,
Assim te derretas com um Padre-Nosso e uma Avé-Maria.

A minha Avó Isabel era muito mais pragmática e prática para acabar com as lombrigas que atormentavam os netos. Querem saber como?
Pois bem. utilizando a Erva-de-Santa-Maria ou Erva das Lombrigas (Chenopodium ambrosiodes). Esmagava uma quantas folhas tenras, com elas fazia uma pequena rolha - tipo supositório - e a seguir introduzia o dito cujo no anus do queixoso. Acho que funcionava mesmo...

REZA DOS SOLUÇOS
Soluço vai
Soluço vem
Merda para quem o tem.

INSOLADOS E ALUADOS 
(Para retirar os efeitos negativos do Sol e da Lua. Borrifa-se a cabeça com água)
O Sol é luz,
O Sol é claridade,
São três as pessoas da Santíssima Trindade.
O Sol nasce no nascente,
E põe-se no poente.
Assim como isto é verdade
Vá-se esse mal daqui para fora
Para sempre.

ORAÇÃO DAS TROVOADAS
(Dizer quinze vezes esta reza)
Senhora da Conceição, Senhora da Conceição.
Livra-nos da Trovoada, que é chegada a ocasião.
Que Deus a leve para Bem longe.
Onde não haja eira nem beira. 
Nem folhinhas de figueira, nem alma cristã
Nem guedelha de lã
Nem vacas com bezerrinho
Nem flor de rosmaninho

As mezinhas e as benzeduras são conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos. Uma herança ancestral transmitida - quase sempre de forma oral -  de geração em geração.

                                                                                              Continua...........

  

4 comentários:

Ro disse...

Como eu me encontro muito doente...
Desejo uma consulta ao Srª Drº Vegetariano não... Srª Drº Vidente oh!!! esqueci-me que és somente o meu cunhadão preferido....
Está optimo, simples acessivel, todos percebem bem.... bom se precisares da telefonista para marcar consultas,
Muitos beijinhos, continua....

Jardineiro do Rei disse...

Ahahahaha...

A minha cunhadona predilecta!

Por enquanto não preciso de telefonista. Mas preciso que venhas cá muitas mais vezes!

Bem hajas

Anónimo disse...

Jardineiro o teu blogue está a ficar uma Alquimia gira!
Tens alguma mezinha contra Pragas???
Acho que me rogaram uma praga por eu ser uma pessoa feliz.:)))
Se tiveres coloca aqui, estou mesmo a precisar.

Anixa

Majo disse...

Reportam-nos a um tempo, não muito longínquo, em que havia um índice de esperança de vida muito baixo.
Os médicos não estavam ao nível de todas as bolsas, para resolver problemas menos graves. Por outro lado, a Ciência não dava resposta a muitas doenças, nessa altura, incuráveis. Recorriam-se então a estes rituais que eram um misto de religião e superstição.

A tua querida avó Isabel era inteligente e já era do meu "team": adepta da fitoterapia!...