quinta-feira, 29 de julho de 2010

RUBDÉQUIA (Echinacea purpurea)

 A Equinácea ou Rubdéquia é uma planta originária da América do Norte. Os índios norte-americanos usavam-na para combater as infecções e para o tratamento das mordeduras de cobras. É uma planta vivaz. Apresenta vistosas flores de cor púrpura que desabrocham entre Maio e Agosto. A disposição das pétalas faz lembrar o malmequer, com um disco central de cor acastanhada. Coça a ser conhecida e apreciada como planta decorativa.
Toda a planta tem propriedades medicinais
É antibacteriana e antívirica. Purifica o sangue e melhora o sistema imunitário.  Um decocção feita com o suco das flores a acelera a cicatrização de pequenas feridas e queimaduras.  É eficaz na cura de constipações e afecções das vias respiratórias.
A propagação desta planta é feita por semente no inicio da Primavera ou por divisão da planta no período de dormência no Inverno ou ainda por partes (estacas) da raiz no final do Inverno ou inicio da Primavera.
Vale a pena cultivar esta planta nem que seja só pela sua beleza estranha...

1 comentário:

Majo disse...

Desconhecia que a Equinácia é uma Rudbéquia!
Adiramos e respeitamos muito o seu valor terapêutico. Faz parte das nossas defesas de Inverno, pois a minha filha é levemente asmática e usa-a em comprimidos.
Soube recentemente que também é eficaz no tratamento do reumatismo e artrites.
É poderosa e nossa grande amiga!