quarta-feira, 21 de julho de 2010

PROJECTO "ESCOLA VERDE" -ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO - SEIXAL

O Projecto ''Escola Verde'' foi pensado pelos alunos e professora Maria Sobrinho, (por detrás de grandes alunos está sempre uma Grande Professora...) da Área não Disciplinar - Área de Projecto na Turma C do 7º Ano. Na sua génese, a ideia era criar nos alunos o "o gosto pela terra". Foi-me lançado um repto no sentido de ajudar à concretização desta ideia. Nada estava feito. Apenas a vontade de fazer...  Ajudas e apoios externos e internos... nada! E começou-se exactamente pelo principio. Até o financiamento inicial foi conseguido pelos alunos! Eis o resultado...

Resta acrescentar que muito - a quase totalidade - do que foi feito... foi feito fora das horas lectivas, em regime de voluntariado, pela professora e principalmente pelos alunos. Eles sim! Os grandes heróis deste projecto. 
É só um pequeno passo. Se nos deixarem... outros se seguirão.
E já que estamos em época de penúria, fica aqui um apelo e um estender de mão - não me levem a mal... AJUDAS... PRECISAM-SE! (De fora e já agora... de dentro da Escola também.)

10 comentários:

Nuno Andrade Ferreira disse...

Só a tua paciência...

Parabéns.

Alda Couto disse...

Ora aí está um belo de um projecto!!! :):) Parabéns. Mesmo. Não há dúvida de que o Seixal faz mais, pelo menos no que às escolas diz respeito, do que Almada. O que é pena...

Nuno Andrade Ferreira disse...

Ele não disse, mas acrescento eu, embora esteja implícito, que tudo isto é trabalho voluntário, feito com uma enorme abnegação do autor do blogue, que até lanche oferece aos alunos.

O Jardineiro do Rei é um exemplo perfeito de como a reforma pode ser aproveitada de forma activa e produtiva.

Este homem, que por acaso é meu pai, renasceu no dia em que se aposentou e trocou definitivamente a secretária, os papeis e as pastas de arquivo pelo amor à terra.

Ainda bem que foi assim.

Anónimo disse...

Nuno, bonitas as tuas palavras em relação ao teu Pai, porque ele deve ser um ser humano extraordinario.
Como sigo o teu blog, e como filha de jornalista que sou, acho que tens uma carreia muito promissora à tua frente.
Continuem, pois dá-me muito prazer ler os vossos blogs.

Anixa

Jardineiro do Rei disse...

Este pessoal fala muito bem. Lá isso fala. Mas o que eu preciso mesmo é de uma ajudinha para continuar com Projecto "Escola Verde". Já que a Câmara Municipal do Seixal e o Conselho Executivo da Escola se fecham em copas, restam-me vocês, meus queridos leitores. Uma ajudinha, vá lá! Não se envergonhem...

Jardineiro do Rei

Anónimo disse...

Ajudinha Como Jardineiro? Tens de ser mais explicito para se puder ajudar...))) Eu contribuo da melhor boa vontade, tens de dizer como! Pôr crianças em contacto com a natureza é fazer delas seres humanos melhores no futuro, por isso não desistas do teu Projecto.

Anixa

Cravo de Burro disse...

A propósito de reforma activa e produtiva:

Eu fui esperar o Jardineiro à porta da empresa no seu último dia de trabalho para aqueles grandes filhos da p***.
Ofereci-lhe um pequeno conjunto de utensilios de jardinagem e um livro também sobre o asunto.

Deve ter sido a única vez na minha vida em que acertei em cheio.

Gostei!

Jardineiro do Rei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jardineiro do Rei disse...

Sabes Cravo de Burro...
Foram 40 anos a trilhar um caminho errado. Mas sinto-me vingado. Estou no meu mundo imenso, enquanto que "eles" continuam no seu mundinho acanhado e torpe...

um abraço

Jardineiro do Rei

Majo disse...

É um projecto pedagódico de poderoso valor didático e o resultado ficou muito interessante.
Inesquecível para os alunos.
Sei que eles aprenderam melhor as restantes disciplinas por andarem motivados. Numa escola, deveria haver sempre uma turma responsável por esta área.
É triste pensar que um jovem pode tirar um curso superior sem conhecer um pé de milho!