terça-feira, 6 de julho de 2010

HORTELÃ VIETNAMITA (Persicária odorata)

Esta planta, como o nome indica, é originária do Vietname. Foi levada pelo refugiados vietnamitas dara a Austrália e daí para a Europa.
É uma planta muito interessante. As suas folhas jovens têm um leve sabor a coentros. Mais tarde sabem a limão.
As folhas de um verde intenso e brilhante, quando saudáveis, apresentam uma marca castanha em forma de "V" junto à base.
Muito importante na gastronomia vietnamita, é utilizada em sopas à base de vegetais, como condimentar de mariscos ou carnes e legumes.
Muito sensível às geadas, quando a temperatura for inferior a 5º deve ser cobertura com manta térmica. Também não suporta temperaturas muito elevadas - as do interior do Alentejo por exemplo - sendo necessário cobri-la com rede de sombra de forma a proporcionar um ambiente de quase penumbra.
Em condições ideais de solo - bem drenado e com rega moderada - é uma invasora...
Muito fácil de propagar. Eu utilizo dois métodos: Cortando estacas no início da Primavera e mergulhando-as em água até enraizarem, dispondo-as em seguida em vaso até atingirem um desenvolvimento que permita estabelecerem-se definitivamente no solo.
Um outro método é por mergulhia, ou seja, procurando um lançamento robusto e comprido, mergulha-se na terra uma parte que contenha um nó - é do nó que surgem as raízes - rapidamente estará enraizada, pronta para ser seccionada, colocada num vaso e daí para o solo definitivamente.

2 comentários:

Nuno Andrade Ferreira disse...

Ora, eis um belo blogue que é, definitivamente, a tua cara. Parabéns. Esperamos as actualizações.

Majo disse...

Mais uma plantinha exótica e cheirosa, uma alegria para os amantes deste género de deliciosas plantas fragrantes.
Eu tenho a certeza que a apreciaria, porque tenho a felicidade, de gostar de todos os aromas e de experimentar novos sabores.