quarta-feira, 7 de julho de 2010

HISSOPO ANISADO (Agastache foeniculum)


Uma planta maravilhosa! Espigas longas e erectas de flores com uma tonalidade azul-lilás. Floresce no Verão atraindo borboletas e abelhas (melífera). Folhas ovais, de rebordo dentado, com um suave aroma a anis e menta.
É originária da América do Norte. As suas propriedades medicinais e curativas já eram conhecidas dos Índios.
As suas folhas e flores, enquanto jovens,emprestam um suave e original sabor a anis e menta a pratos de de peixe e frango. Também podem ser usadas em saladas de fruta ou ainda numa agradável infusão.
Medicinal. Emprega-se no tratamento da tosse e constipações.
Muito fácil de propagar por semente no início da Primavera. Em mini-estufa a uma temperatura de cerca de 20ºC.. Ou então, se o tempo for de feição, directamente no solo no fim da Primavera, desde que a temperatura durante a noite não seja inferior a 10ºC.
Pelo seu porte erecto e atraente, é uma planta que vale a pena cultivar, nem que seja só para admirar. Vale a pena...

2 comentários:

Miguel disse...

Boa tarde. Pois, desde já peço desculpa pela ausência no cantinho mas de facto tive de o suspender por um período que espero não ser muito demorado. Este blogue parece recente mas muito engraçado, pelas plantas que aqui aprsentou, diria sim que me lembro de comentar várias vezes no Cantinho. De qq forma o regresso está para breve :)

Majo disse...

Esta planta parece muito interessante e se o Jardineiro do Rei afirma e reafirma que é uma bela planta, podemos ter a certeza que é.
Pessoalmente, aprecio muito e como diáriamente, saladas de fruta em calda aromática.
Temho a certeza que me deliciaria com a minha calda aromatizada com Hissopo Anisado...
Adorei conhecer esta planta!