sexta-feira, 23 de julho de 2010

GENTE DA MINHA TERRA

JOSÉ ANTÓNIO SALGUEIRO
Mestre Zé Salgueiro...
Aguadeiro, vendedor de sardinha, agricultor e ceifeiro. Sapateiro e poeta popular...
Finalmente e definitivamente, aos 50 anos, dedica-se de corpo e alma à sua paixão maior: As plantas medicinais.
Como mestra, teve a sua mãe, que desde cedo o ensinou a descobrir e a identificar as ervas num tempo em que a figura do médico de aldeia era quase ausente do meio rural português. Nesses tempos difíceis, valia ao povo rural, o conhecimento, transmitido boca-em-boca, de geração em geração, dos virtuosos sabedores das preparações de mezinhas que constituíam uma verdadeira "farmácia verde" de tempo idos.
Muito aprendeu, Mestre Salgueiro, com pastores, ceifeiros, barbeiros, pastores,  artífices de profissões mil... Mas aprendeu também por si. Numa aprendizagem de longa experiência feita.
Com a simplicidade feita de saber acumulado ao longo dos anos longos da sua vida - 90 anos! Sente-se nele o prazer genuíno de quem nada quer para si, antes, nos transmite aquilo que sabe. Cardos e alcachofras, rosmaninhos e beldroegas. Acelgas, poejos, hipericões, coentros e hortelãs. A atabúa e o alecrim-... Em Montemor-o-Novo. Vale a pena conhecer a sua obra.

          Ecce Homo... Eis o o Homem! Gente da minha Terra...

Adicionar legenda

1 comentário:

Majo disse...

Pesquisei na NET. Parece ser uma pessoa muito interessante: é sadio, lúcido e com uma bela idade!
Felizmente foi feita muita investigação científica sobre as propriedades e benefícios terapêuticos dessas plantas medicinais e os estudos prosseguem.
De um modo geral, a ciência comprovou os conhecimentos adquiridos com a prática...