segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PREPARAÇÃO ARTESANAL DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA

CALDA DE SABÃO AZUL + ENXOFRE

Preparação para 10 L de calda
1.- Num balde de plástico deitar cerca de 5 L de água

2.- Misturar 200grs de sabão (diluir previamente num pouco de água morna)

3.- Deitar 200grs de enxofre em pó na mistura de água e sabão, mexendo sempre, lentamente, para evitar a formação de grumos

4.- Juntar água para perfazer os 10 L de calda

Esta calda tem uma eficácia superior a qualquer um dos seus ingredientes aplicados isoladamente. O sabão danifica a camada cerosa protectora do Insecto, levando à sua dessecação. Alem disso funciona como espalhante e aderente na superfície dos vegetais.

O enxofre tem a sua acção tóxica potenciada por uma maior aderência do corpo do insecto graças ao sabão.

Apresenta maior eficácia com a acção directa do sol, e por isso deve ser aplicada de manhã, mas há que evitar a sua utilização em dias com temperaturas superiores a 28ºC.

Pode provocar manchas sobre alguns frutos, tais como ameixas e pêra rocha. A pulverização deve cobrir bem os insectos ou ácaros a atingir e ser dirigida à rebentação no caso de afídeos (onde eles se concentram).

UTILIZAÇÃO DA CALDA DE SABÃO + ENXOFRE

Aplicar por pulverização

Fruteiras
 -Afideos (piolhos), ácaros, moscas brancas, cochonilhas. Pulgão lanigero
-Preventivo contra a mineira dos citrinos (pulverizar uma vez por semana os rebentos jovens desde o aparecimento da praga) ,

Hortícolas
-Afideos (piolhos), ácaros, moscas francas, cochonilhas...
-Preventivo contra as lagartas e percevejos.

Jardinagem
-Afideos(piolhos), cochonilhas, aranhiços.
-Pragas das suculentas.
                                                                                                              (Fonte de consulta: J.Raul Ribeiro)

7 comentários:

Joba disse...

Olá. Queria fazeer-lhe uma pergunta. Sabe se esta solução,pode ser aplicada em agricultura biológica?
Dava jeito pata as fruteiras. tenho que me informar.
Cumprimentos. JOba

Jardineiro do Rei disse...

Boa tarde Joba...

Todas as soluções que eu vou divulgando no meu blog são permitidas em Agricultura Biológica.
Eu na cultura das minhas plantas apenas pratico métodos aceites em Agricultura Biológica.

Obrigado pela visita...

Um abraço

Diário de vida natural disse...

Caro Amigo

Eu e mais alguns Amigos Hortelãos criamos recentemente um Fórum das Hortas , espaço de convívio e troca de informação e experiência entre amantes desta actividade.Gostaria de o convidar a participar e partilhar estes seus saberes com toda a nossa comunidade.

http://forumdashortas.criarforum.com/forum

Cumps
J.Lopes
diariodevidanatural.blogspot.pt

Swissa disse...

Olá! Gostaria de pedia a sua ajuda com a minha horta, sou novata! Tenho tido um fungo atacando as curgetes, li que é causada por falata de água. Deixa manchas branco/cinzentas nas folhas. Cortei-as e deitoei-as fora e as plantas continuam a produzir. Continuo a fazer o mesmo quando reaparece. Entretanto o fungo tende a espalhar-se por outras plantas, basicamente ervas sem importância. As outras culturas estão bem. Será que esta solução de enxofre serve também para o fungo?
Definitivamente vou experimentar a solução nas folhas da couve-flor, que tem agora desenvolvido umas coisinhas pretas minusculas, não sei se são piolhos, acho que não é fungo, pois soltam-se com facilidade da folha quando toco. A parte disto então a ficar lindas!
Muito obrigada! Cptos, Swi

Majo disse...

Sempre bem vindos e apreciados estes ensinamentos ecológicos.
Não só gosta de partilhar, como ama ensinar!
Qualidades de um ser superior!

Jardineiro do Rei disse...

Olá Swissa...
Obrigado pela sua visita ao meu blogue e pelo comentário.
As manchas brancas nas folhas das Courgetes devem ser um fungo. Os fungos surgem quando existe muita humidade no ar. Experimente Pulverizar com enxofre e vá observando a evolução.
Quanto aos pequenos "seres" pretos que se soltam creio tratar-se de ácaros. Também costumam ser tratados através de pulverizações com enxofre. Se não resultar contacte-me através do meu email: jardineiro.do.rei@gmail.com. Existem outros produtos que pode usar.
Muito obrigado
João Carlos

Chaplinelle disse...

Boa tarde e obrigada por tantas ajudas.

Gostaria de saber se esta solução de enxofre pode também ser aplicada na vinha (só tenho 4 pés) em substituição do habitual enxofre molhável ou em pó contra o oídio.
(Estamos de bagagens feitas e em mudança para agricultura biológica a partir deste ano)