sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PANACEIAS PARA LIVRAR DE ANGARANHOS E MÁS-SORTES

ADIVINHAÇÕES
Os ingredientes da adivinhação:
Junta-se quantidades iguais de cipreste, mirra, incenso, salva, menta, rosmaninho, açafrão, cardamono e musgo. Deixa-se macerar quinze dias estes ingredientes no mel ou no vinho, em frasco bem rolhado. Junta-se resina na mesma quantidade, deixando-a "penetrar" uma semana. Passado esse tempo pode inalar-se os vapores deste composto.
O meimendro - tóxico - é misturado a estes perfumes. Ele dar-lhes-á um poder muito especial.
O suco de meimendro, de teixo, de barbassa e de papoila negra misturados  com essência de lírio, permitem a aparição dos "espíritos".
O meimendro é usado muitas vezes com fins divinatórios.

AS SORTES DAS FAVAS
Escolhem-se dezoito favas, nove "fêmeas" e nove "machas", junta-se uma moeda de cobre, uma pedra pequena, um pau de lacre, um caco de porcelana, um migalho de cera, um búzio da Guiné e um pedaço de papel.
Procede-se à conjuração das favas proferindo as seguintes palavras:
"Minhas favas, minhas queridas, eu vos esconjuro não como favas, senão como pessoas, com Deus Padre, com Deus Filho, com Deus Espírito Santo, com a Santíssima Trindade, com o padre revestido quando quer dizer a missa, e com el-aire e com a hóstia consagrada e com todos os santos e santas que na corte do Céu há e com todos os esconjuros de Maria Padilha vos peço que me faleis verdade nisto que eu vos pergunto e quero saber".

DIAGNÓSTICO DA GRAVIDEZ 
Para saber se há criança para saber, agarre os dedos da mulher na sua mão, estenda-lhe o braço e coloque-o ao longo do corpo. Passe a sua mão sobre todo o braço. Se sentir as veias desaparecerem sob os seus dedos, ela terá uma criança.
Quanto ao prognóstico precoce do sexo da criança que está para nascer basta colocar os grãos  de trigo e de cevada em dois sacos que são regados todos os dias com urina da mulher grávida. Se só crescer a cevada, será uma rapariga. Se crescer apenas o trigo, será um rapaz.

AS SORTES DO PÃO
Uma das sortes mais antigas é a do pão. Pratica-se a uma quinta ou sexta-feira e esconjura-se o pão, invocando os demónios: "Eu te esconjuro com Barrabás e com Caifás, pão..."
Coloca-se a mão sobre o pão e prossegue-se: "Pela virtude que Deus em ti pôs que tu me declares se (isto, aquilo) há-de ser assim ou não". E finaliza: "Não me mintas que eu hei-de saber".  


5 comentários:

Alda Couto disse...

Estas misturas de paganismo com cristianismo são fascinantes :):)não há mal que não tenha remédio :):):)

Jardineiro do Rei disse...

É verdade Antígona...
É uma relação do homem com a Terra, com Natureza, com as forças e energias ocultas. É um mundo fascinante...

Espaço do João disse...

Como se destinguem as favas macho das fêmeas? Será como as moscas?

Jardineiro do Rei disse...

Olá João.... Boa Noite

Também não sei como se distingue as favas "fêmeas" das favas "machas". Se é que há alguma distinção. Acredito sinceramente que não.
É a voz do nosso povo...
Há que respeitá-la...

Obrigado pela visita ao meu blog.

um abraço

Jardineiro do Rei

Majo disse...

E eu que julgava que só depois da invenção das ecografias, foi possível saber, antecipadamente, o sexo dos bebés!

Uma profissão que rendeu bastante a estes profissionais e ainda rende, principalmente para resolver casos de amor!
Como se o amor precisasse de resoluções!
Ou há ou não há!...