sábado, 18 de abril de 2015

PLANTAS QUE CURAM PLANTAS - O ALHO

O Alho é uma planta multifacetada. Medicinal, condimentar, aromática, E também insecticida, fungicida e acaricida, usada em Agricultura Biológica, no combate de pragas e doenças das plantas.
O principio activo do Alho é a alicina, que se forma quando é esmagado. Esta substância é  responsável pelo seu cheiro característico. A alicina rapidamente se transforma em outros compostos sulfúricos, com as tais propriedades propriedades atrás referidas atrás.

O ALHO COMO INSECTICIDA, FUNGICIDA E ACARICIDA.

DECOCÇÃO:
Submergir 100 gramas de alho picado em 1 litro de água, levar ao lume e deixar ferver. Desligar e deixar em infusão durante uma hora. Deixar arrefecer.
Utilizar puro, em rega directa, na prevenção de  doenças de origem fúngica como é o caso do Pé
Negro (Pythium debaryanum), uma doença que ataca inúmeras hortícolas, aliás o género  de fungo Pythium tem diversas variedades que atacam as raízes alterando a sua coloração (de castanho claro até castanho escuro), atingindo gradualmente toda a planta, acabando por
provocar a sua morte.
Feijoeiro atacado por Pythium
Raiz acastanhada de planta atacada por Pythium
Se a solução acima referida for aplicada sem diluição, por pulverização é eficaz na prevenção da Lepra do Pessegueiro (Taphrina deformanse), com a primeira aplicação a ser feita na queda da folha, no Outono e depois 3 ou 4 aplicações periódicas até ao surgimento dos gomos florais. Também é eficaz no tratamento da  Podridão Cinzenta do Morangueiro (Botritis cinerea)
Pessegueiro atacado por Lepra

Podridão Cinzenta do Morangueiro



MACERAÇÃO OLEOSA:
Picar 100 gramas de Alho, pôr em maceração durante 12 horas em 2 colheres de sopa de óleo de Linhaça. Filtrar e acrescentar 1 litro de água. Deixar repousar durante uma semana. Diluir a 5% (5 litros de produto em 100 litros de água ou a proporção correspondente) e pulverizar. 
É eficaz contra pulgões e ácaros. Repele animais herbívoros que se se alimentam das plantas.

10 comentários:

Marli Vieira disse...

Muito interessante a sua matéria. Se pensar-mos bem , o alho controla os fungos no nosso corpo e porque não nas plantas. Eu vou testar!
Um abraço
www.batatadoce.com

Iemanjá disse...

Olá J C.
Obrigada pela tua informação, jamais pe passaria que o alho poderia ter esses efeitos. Mas tu como um óptimo jardineiro sabes tudo.
Vou tentar experimentar nas minhas plantas que estão a ficar doentes, ver de dá resultado. Grata pela partilha.
Beijito. <3

Majo disse...

~
~~ Ninguém sabe o que se passa, mas todos sabemos e sentimos
que algo mudou muito e produziu em ti enorme transformação.

~~ Passeias e comunicas por outras vias, deixando o teu, outrora,
tão prezado blogue alheio à Primavera e às suas animadoras efemérides.

~~ Todos apreciamos muito estas tuas preciosas lições de jardinagem.

Por este motivo, pelo calor humano, lamentamos este pesado absentismo.

~~~~ Abraço amigo. ~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Lilá(s) disse...

Este espaço tem estado tão ao abandono, que nem me apercebi que havia postagem nova! são tão úteis as tuas dicas e sabedoria, que partilhas aqui que confesso, já sentia saudades. Até breve jardineiro
Beijinhos

linksdistodaquilo disse...

Úteis dicas, aqui partilhadas!
Beijo.
Nita

Labirinto de Emoções disse...

Meu Indio, como sabes, que neste momento já não posso aplicar os teus ensinamentos...mas eles são sempre úteis para quem os posso aproveitar.
Tu és uma verdadeira enciclopédia, ou seja um Verdadeiro Laboratório de Patologia Vegetal..:-))))
Um imenso beijinho e um abraçinho bem apertado, até breve...
India

Majo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não sabia que o alho poderia ser tão útil, obrigado pelo belíssimo artigo, foi de grande utilidade!

Comprar Grama, Gramas, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermudas, Grama Bermudas Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim.

Unknown disse...

Olá, como faço pra te retribuir? Parabéns pelo conteúdo, era tudo que eu tava procurando.

Comprar Grama, Gramas, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermudas, Grama Bermudas Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim, Como plantar Grama.

Anónimo disse...

Jardineiro...
Prometeste que voltavas a escrever aqui..que partilhavas a tua sabedoria com quem tanto a aprecia.Só tenho o jardim da minha alma,mas tenho um vaso de flores que estão necessitadas dos teus conhecimentos.
Espero-os :)
Nina Jardineira