domingo, 29 de julho de 2012

OS AFRODISÍACOS NATURAIS

Um Fascínio milenar
Os afrodisíacos desde sempre exerceram uma enorme atração sobre a sociedade humana. Desde sempre a humanidade tem sistematicamente procurado meios de melhorar o desejo e o desempenho sexual. E desde sempre também, o Homem tirou partido do que estava mais à mão e  que lhe era facultado pela Natureza. Nisso ela é pródiga e muitos dos produtos que encontramos hoje à venda tem a sua origem nas próprias plantas ou  na extração dos seus princípios activos.
Recuando no tempo, tanto quanto seja possível, podemos constatar que o Homem, para além do prazer sexual, sempre buscou uma forma de procriar e de manter a espécie.
Príapo
Se procurarmos a origem do termo "afrodisíaco", verificamos que está ligado à mitologia grega e à deusa Afrodite, (a Vénus da mitologia romana),   deusa da beleza e do amor, filha de Zeus. Senhora de grande beleza e sedução, Vénus suscitou desde logo a cobiça de outros deuses. Apontam-se-lhe numerosos amantes: Hermes, Dionísio, Adónis. De Adónis, o seu amante preferido, não teve filhos. De Hermes, gerou Eros e Hermafrodite. Do segundo amante, Dionísio, teve dois filhos: Príapo e Hímen. Príapo era um deus muito peculiar. É-nos apresentado em numerosas estátuas e pinturas com um enorme pénis em constante erecção... (o termo priapismo, tem a sua génese neste estranho deus e significa uma erecção, longa, dolorosa e muitas vezes irreversível...).
A busca da eterna virilidade persegue o homem desde tempos imemoriais. E desde sempre, também, essa actividade está envolta em crendices, em práticas mágicas, domínio de curandeiros. Aqui há uma linha ténue que separa a verdade da charlatanice.


A Teoria das Assinaturas
Em poucas palavras, a Teoria das Assinaturas baseava-se no antigo provérbio "similia similubus curantur", "o semelhante cura o semelhante", ou seja, tudo o que provém da natureza, reproduz a imagem para que serve no mundo dos homens. Um exemplo: A romã! O seu sumo vermelho é semelhante ao sangue humano. Logo, o seu consumo era aconselhado como depurativo desse mesmo sangue. As suas sementes, com forma de pequenos dentes, eram usadas para tratar doenças do foro estomatológico. 
Pois bem... o problema da virilidade e do desejo (ou da falta deles),  não podia escapar a este conceito. 


O COCO NÁDEGA:
Nas Ilhas Seychelles, no Oceano Pacífico, uma palmeira muito rara de nome Lodoicea sechellarum, produz o fruto, coco, com a forma mais sensual do mundo. O seu desenho,  com dois lóbulos e uma cor escura, representa na perfeição as nádegas de uma mulher negra. Sem dúvida um fruto muito belo, de um tamanho enorme, cerca de vinte quilos de peso. Pelo seu aspecto estranhamente erótico, são-lhe atribuídas falsas virtudes afrodisíacas. Pode ser consumido como alimento e quando muito a sua forma deveras sugestiva induzirá o apetite sexual, mas só isso!


ARVORE DAS SALSICHAS:
Inúmeras plantas têm um orgão, raíz ou fruto, semelhante ao orgão sexual masculino. É o caso do fruto da Árvore da Salsichas (Kigelia africana). Ao fruto desta árvore, com forma de um pénis humano, em Africa,  são atribuídas virtudes afrodisícas e no tratamento de doenças venéreas masculinas. São-lhes atribuídas virtudes no alongamento sensível do pénis. Aqui, entra em função o curandeiro. Ele fará um pequena incisão na base do pénis do paciente e nela fará pingar um pouco do suco do fruto desta árvore sem o retirar da planta. Do tamanho do fruto dependerá no futuro o tamanho do pénis! 


Mas o Homem não recorre só aos afrodisíacos do  reino vegetal. Também o reino animal fornece, uma mão cheia de produtos. 
CANTÁRIDA OU MOSCA ESPANHOLA:
Este o afrodisíaco mais célebre - mas também o mais perigoso - do reino animal. O seu nome científico é Lytta vesicatória. Não é propriamente uma mosca, mas um escaravelho de uma brilhante cor verde. Encontra-se em regiões mediterrânicas e em África. Seco e reduzido a pó é conhecido desde a antiguidade no tratamento de diversas doenças. Conta-se que a Imperatriz Lívia, primeira esposa de Nero, divertia-se a deitar pó de Cantárida nos alimentos servidos aos seus familiares masculinos, para lhes despertar os apetites sexuais e assim criar situações comprometedoras.
A substancia activa do pó de Cantárida, é a "cantaridina". Um pequena dose 10 miligramas pode ser fatal. Quando ingerida, é expulsa através da urina, provocando irritação nas paredes interiores do aparelho urinário, o que leva a uma erecção violenta, extremamente dolorosa e por vezes irreversível. Neste caso a única hipotse médica de salvação é uma punção na base do pénis.

15 comentários:

Mariazita disse...

João, meu querido amigo
Aos poucos, bem lentamente, tenho vindo a agradecer as visitas recebidas, cujas palavras de conforto me ajudam a ultrapassar esta dor que parece não ter fim...
Ainda não estou bem (muito longe disso!), e o estar no computador por vezes torna-se bastante doloroso. Então interrompo, vou fazer qualquer coisa que me distraia, e volto mais logo ou no dia seguinte.
Não quero incomodar ninguém com o meu sofrimento, sei que não tenho esse direito, por isso vou caminhando devagarinho...

Obrigada por tudo, meu amigo.

Um beijinho GRANDE e muito grato

Rosa dos Ventos disse...

Nesta área, fisicamente, as mulheres estão em vantagem!:-))
Gostei de alguns pormenores que desconhecia!

Abraço

trepadeira disse...

Um belo texto.
Priapismo provoca também,uma planta vulgar e muito tóxica,o trovisco "Daphne gnidium".

Era,não sei se ainda é em alguns sítios,usado para envenenar os peixes.

Um abraço,
mário

Zilani Célia disse...

OI JOÃO!
TEU POST É INTERESSANTE, NOS DANDO CONTA TAMBÉM DO QUANTO A NATUREZA É MARAVILHOSA.
A CURA PARA TODOS OS MALES SE ENCONTRA NELA, A PROCURA DISTO CHEGA A SER ENGRAÇADA, MAS PODE SE NOTAR QUE ATRAVÉS DOS TEMPOS É NELA QUE O HOMEM SEMPRE A BUSCOU.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

João Gomes disse...

Viva João.
Grande post, cheio de coisas desconhecidas e interessantes, não fazia ideia da maior parte da informação, aqui aprende-se muito.
Abraço
João

Lilá(s) disse...

O Jardineiro do Rei sabe umas coisas! olha lá, a mosca espanhola existe no Alentejo?...
Bjs

Rosarinho disse...

Não parei de sorrir a ler este post!

Muito obrigada

Maria Rodrigues disse...

Excelente post.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo os sonhos estão cheios de jardins. O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro Juan

Labirinto de Emoções disse...

Uma optima postagem, como alias são todos os teus textos.
As coisas que tu sabes...
Leio sempre os teus posts com um sorriso...:-))

Beijito!

Isa Ferreira disse...

interessante....rsrsrsrs...divertido mesmo. parabens pela busca e partilha. abraços fraternos

Antonio Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Mariazita disse...

Meu querido amigo João
Estive lendo o teu post, que achei muito interessante.
Na minha modesta opinião... o melhor afrodisíaco é o Amor.
Tudo o resto são truques de que as pessoas se valem para o substituir.
Mas... respeito quem nisso acredita.

Já recomecei a escrever; ao princípio com bastante dificuldade, mas depois, entra-se no ritmo e tudo melhora.
O que tarda em melhorar (se é que alguma vez vai acontecer) é a minha conformação com a triste realidade que estou vivendo.
Talvez o tempo ajude.

Publiquei um novo post no passado dia 14. Queres ir até lá ver?

Uma semana feliz e beijinhos muito amigos

Sara disse...

Hoje, afrodisíacos naturais ainda são muito importantes. As pessoas usam vários afrodisíacos para conquistar seus parceiros. Eu gosto de usar um pouco de comida afrodisíaca e também usar um perfume sedutor para conquistar meu namorado todos os dias.

Majo disse...

Se os homens se convencessem que o tamanho não é importante mas sim a qualidade dos preliminares. estas crendices desapareceriam.
Sobre este tema os comentários variam de acordo com o nível etário. Com a idade, diminuem as feromonas e condições físicas. Há formas naturais de dar uma ajuda. Ter uma vida ativa e saudável é uma base fundamental.