domingo, 27 de março de 2011

A VIDA INTIMA DAS FLORES - NO CALOR DA NOITE (LADIES NIGHT)


Filodendro
Espata e espádice
O Filodendro (Philodendron selloum) é uma planta, com folhas de um verde vibrante e de brilho intenso. Esta planta é muito conhecida como ornamental. Produz flores de um branco cremoso com, aproximadamente, 25 cm de comprimento e uns 2,5 cm de diâmetro e... com a forma de um pénis. Este "pénis", afinal não é mais do que uma inflorescência com centenas de pequeninas flores. Estas flores, minúsculas, crescem coladas a um caule comum conhecido por espádice. O espádice está instalado dentro de uma taça que  por sua vez está envolta numa espécie de folha conhecida por espata, verde por fora e de cor branca leitosa por dentro e conta com três tipos de flores: flores femininas férteis em baixo, flores masculinas estéreis no meio  e flores masculinas férteis no topo.
À flor do Filodendro  já não bastava  nos presentear com uma imagem fálica como ainda por cima nos surpreende com uma característica única: é quente! 
O espádice branco, semelhante a uma moca, fervilha de calor - aproximadamente 45 graus. 
As flores masculinas geram calor e o calor vaporiza fluidos que libertam um cheiro picante e intenso.
Em noites frescas a temperatura do espádice e o odor que liberta, atingem o seu climax por volta das dez horas da noite.
A essa hora uma multidão de escaravelhos, vindos do chão ou de outras flores do Filodendro, ziguezagueando pelo ar, vão seguindo o cheiro até terem contacto visual com  a flor. Então, precipitam-se para dentro da espata, deslizando ao longo da sua parede até caírem no fundo da câmara floral   onde se deliciam com uma substancia pegajosa e doce excretada pelas flores femininas dessa zona. Esta é a câmara sexual, uma espécie de alcova quente e doce, no suave calor da noite,  onde os escaravelhos acasalam livremente.
Por toda esta agitação a flor cobra os seus dividendos. Fornece alimento e aconchego aos insectos mas estes têm de cumprir a sua parte do acordo tácito: a polinização. Os escaravelhos ficam cobertos de pólen, saem, levantam voo e vão recomeçar o ciclo noutra flor.
Este comportamento, embora raro, não é exclusivo do Filodendro. Há uma planta tropical, a Língua de Dragão, que também tem a particularidade de aquecer. Esta acrescenta ao calor emitido um cheiro pouco agradável a fezes frescas que atraem moscas e escaravelhos. É provável que seja o calor gerado pela flor que faz volatilizar os líquidos existentes na taça floral de forma a que o desejo sexual dos insectos seja activado.
Há muito que o homem associa as flores ao acto do amor, seja no plano meramente sentimental e platónico, seja no acto físico em si. Vale a pena analisarmos o comportamento sexual de certas plantas e tentarmos concluir que afinal os reinos animal e vegetal não estão tão distantes assim, um do outro.